Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Textos Sagrados são os registos que evocam o divino. Neste espaço eles irão testemunhar a reverência espiritual da humanidade, porque asseguraram e continuarão a assegurar, a herança que dirige o rumo da contínua evolução dos seres. A Sabedoria perene e a força espiritual irradiam através dos tempos, sob a égide de Escrituras Sagradas.

Os Mistérios Crísticos

de Maria Ferreira da Silva

em 10 Jun 2024

As civilizações encadeiam-se e progridem. Assim vamos encontrar outros Focos de Luz, neste planeta, que são verdadeiros poços magnéticos e espirituais. Quando a Civilização Egípcia começou a perder vitalidade, entrando em declínio, um outro valor magnético estava a ser intensificado, aquele para onde Deus dirigiu o Seu Olhar, Israel … A Civilização Hebraica foi então o ponto alto da civilização ocidental, o berço de tantos profetas e a continuadora da Civilização Egípcia no que concerne às Iniciações Colectivas da humanidade. Coube a vez a outro Iniciado de fazer ou impulsionar a história, ao trazer o conhecimento dos Mistérios Iniciáticos do Egipto para Israel, transmitidos pelo seu poder e força. Foi Moisés o “eleito” para transportar a Poder Espiritual que daria continuidade ao progresso evolutivo da civilização no Ocidente embora, já desde tempos remotos, o Poder e a Luz tenham brilhado especialmente neste solo, receptáculo de Patriarcas, Reis e Profetas através dos quais se foi lentamente preparando a vinda de Cristo. Ele traria para a humanidade um novo poder: a grande Iniciação, a mais importante Iniciação Colectiva que é a Cristificação. Esta transferência do Poder Espiritual para Israel feita por Moisés, quando abandonou o Egipto, correspondeu ao começo do fim desta civilização, onde até então residia a maior fonte de Poder Espiritual.

A Arca da Aliança, mandada construir por Deus, substituiu os Santuários Sagrados do Egipto (§) e passou a concentrar em si a energia do Poder de Deus para a evolução espiritual dos homens. A civilização que é portadora da Arca da Aliança, avança e progride muito mais que outras.
Moisés foi tanto místico como chefe e legislador, mas entregou o sacerdócio a seu irmão Aarão, para chefiar melhor os duros hebreus. Quando libertou o povo do jugo da escravatura egípcia, instituiu leis próprias e um culto que assegurava a união deste com Deus, ou Yavé, que estava presente na arca da Aliança, símbolo manifestado do Poder de Deus. Impôs numerosas disposições legislativas, religiosas e sociais.

Moisés estava instruído em toda a sabedoria egípcia, era homem sábio, e a prova principal que atesta a grande responsabilidade colectiva, dos valores morais e religiosos ensinado aos hebreus, está na instituição do culto a um só Deus.

Israel foi preparado desde muito cedo para toda a evolução religiosa que lá se verificou desde a submersão da Atlântida, sendo a história da Arca de Noé uma figuração disso. Com efeito aqui desembarcaram grupos sobreviventes das últimas conflagrações da Atlântida. Outros entraram pelas enseadas e costas da Europa e das Ilhas Britânicas, do que restam muitas tradições sobretudo na Irlanda e Escócia, sendo esta última, o ponto principal da ligação com a futura civilização europeia.

Quando me encontrava em Jerusalém junto às muralhas e descia para a porta de Jafa, compreendi, numa revelação espiritual invulgar, que os maiores acontecimentos religiosos da Terra puderam passar-se ali. E perguntei: «Porque é que tantos seres de Luz aqui nasceram?» E enquanto caminhava, Deus foi-me respondendo. Um Foco de Luz intensa descia d’Ele, projectando-se sobre Israel, e era portador de energias com atributos especiais e específicos para que pudessem nascer seres de tanta Luz. O Poder de Deus emanou assim para esta terra e seres, muito concreta e especialmente e, por isso, para eles, Deus era “vivo” e não uma noção abstracta, ou crença.
Após Moisés, milhares de anos se passaram, até ao ponto em que também esta Civilização Hebraica entrou em declínio, e foi então Jesus, desta vez, o transmissor do Poder Divino, desta terra para outra. Através do Cristianismo, floresceu na Europa para nova civilização, até porque a Arca da Aliança, foi trazida pelos romanos para o Ocidente e dada aos primeiros cristãos …

A Idade Média, por exemplo, foi já uma época de fervilhar do intelecto e do espírito humano, bem patente na cultura e na arte, em que as suas belas catedrais conseguiam transmitir Deus por si só, em cada pedra, vitral e artefacto. Foi também época prodigiosa pelo valor oculto e hermético trazido para o Ocidente com os filósofos alquimistas, e os astrónomos astrólogos, numa continuidade do que se aprendera no Egipto, na Caldeia, na Grécia e Palestina, realizando-se cada vez mais a sabedoria da síntese, do que Alexandria fora já um gérmen. Assim, os alquimistas medievais consideravam o Egipto como país da alquimia e para se diferenciarem dos filósofos profanos, chamavam-se a si próprios os filósofos herméticos. Com Cristo foi iniciada uma nova era para a humanidade.

Ensinou-nos a não precisarmos de outrem, ou de mestres para a ligação com o Divino e como obtermos essa ligação ou Iniciação directa com os planos espirituais. Substituiu o mestre físico pelo mestre invisível, transcendente, espiritual, daí a razão e necessidade de Ele ter morrido, pois só desta forma nos daria a conhecer a ressurreição, que não foi outra coisa senão mostrar-nos a realidade do espírito, o transcender da morte e a continuidade da vida após ela. Por isso Jesus dizia: «Só chegais ao Pai, através de mim». A ressurreição, não é o que erroneamente uma parte dos cristãos entende: os corpos não ressuscitam, mas sim a Consciência ou o Espírito; ou seja, após a morte, há uma plenitude de vida.