Biografias
A Trindade na Arte Indiana

de Utpal K. Banerjee

em 27 Nov 2006

(...anterior) As imagens de Yogasthanaka Viṣṇu da Escola de Pala (século IX) e Bhogasthanaka (século XII), encontram-se ambas em posição de pé, encontradas em grande número em Jhansi, Devangala, Burhagaon e Gorakhpur, além de Bengala. Yogasana-murti (século X), como figura sentada, é uma especialidade da escola de arte de Mathura. Bhogasana-murti, onde ele está sentado com Lakṣmī e Śridevi, pode também ser encontrado em Mathurā. Garudāsana-murti (século XII), sentado no Garuda, foi encontrado na região de Bhopal. Seshāsana-murti na posição reclinada foi esculpido no período Gupta em Deogarh e Bhitargaon, com Jalasayin mais convencional (deitado sobre a água) imagens extensas até ao século VII e VIII.

Nas artes de apresentação ao público, Kṛṣṇa (como manifestação de Viṣṇu) dança sempre: como uma criança em Kaliya Damana até Rāaslila com gopis, justificando o nome de Natahāra. Doze poetas Alwar (século VII) se aproximaram de Viṣṇu através de Madhura Bhakti (doce devoção), onde Shringara (amor) é a Rāsa (emoção) principal e compuseram muitos Kristis. Andaal (século IX), Meera (século XV) e Madhura Bakti faziam parte da música e dança da Idade Média, no qual Kṛṣṇa era Eka Puruṣa Avinashi (um homem imortal). Os poetas de Ashta-Chhap, seguidores de Vallabhāchārya escreveram muitas letras e músicas sobre Radhā e Vallabha (Kṛṣṇa), unindo a energia masculina e feminina (Yugal Murti). À medida que os anos passaram, Kṛṣnattam foi actuado no sanctum sanctorum do templo de Guruvayur em Kerala, interpretando o décimo Canto de Sṛimad Bhāgavata. O mesmo Canto oferece a base de todas as música de Kṛṣṇa cantadas por Haridās, o guru de Tansen. Uma singular forma de música, Nindastuti, toma muita liberdade com o deus principal em termos de familiarização e intensas orações emocionais. A mesma forma foi usada em muitas músicas de oração para repreender Jaganātha como deus pessoal.
O Rudra do Veda é descrito como Śiva e Śaṅkara nos Grihya Sūtras, a gramática de Ashtādyāya de Pāṇiṇi e Arthashāstra. Rudra-Śiva, como deus benevolente é elogiado nas epopeias e nos Purāṇas. As figuras de Rudra-Śiva nas artes visuais aparecem na forma humana nas antigas moedas de Ujjain (século III e II AC). Figuras importantes da divindade eram muitas no final do milénio nas moedas de Kushana, especialmente aquelas de Kanishka e Huvishka. Śiva é representado nas esculturas em duas formas – liṅga e humano. Os liṅgas Kushanas são simples, ou com uma, quatro ou cinco caras, feitas de barro, madeira, pedra, ferro, cobre, bronze, prata, ouro ou gemas até ao período Gupta. As representações humanas na forma de Umā-Maheśvara e Ardhanarīshvara têm lugar desde os tempos de Kushana, com Nandi tornando-se parte da família. O período pós-Gupta foi representado pelas imagens de Śiva, tais como Yoga (§)-Dakshina, Vinadhara, Lingodbhava, Samhāra e Bhairava murtis. De acordo com os tratados de Āgama, o liṅga pode ser Svayambhu (sempre existente) ou feito pelo homem. Os cinco principais aspectos de Śiva esculpidos são Vāmadeva, Tatpurusha, Aghora, Sadyojata e Ishana.

Entre as representações antropomórficas, as imagens urdharetas foram esculpidas de forma artística do período de Kushana em diante. Śiva, como um mestre de yoga, música e outras artes, é conhecido por Dakshinamurti e se manifestou como Yoga-Dakshinamurti, encontrado na região de Allahabad e Almora. Vinadhara-Dakshinamurti foi esculpido extensivamente no país, variando na disposição artística. Vyakhyana-Dakshinamurti encontra-se em grande quantidade em Jageshwar e em outros lugares. Natarāja Śiva é o Mestre na arte de dança.