Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Sistemas, tem a finalidade de contribuir para a divulgação das linhas de pensamento dentro das várias Religiões e Filosofias de todo o mundo, na compreensão de que todas partilham afinal uma linguagem comum.

pág. 1 de 1
Métodos de Yoga

de Maria Ferreira da Silva

em 01 Mar 2007

  O Yoga consiste num conjunto de práticas organizado cientificamente, cujo método leva a alcançar a Verdade. É científico, porque possibilita um modo próprio de investigação e só essa experiência directa conduzirá ao Conhecimento, que em estados adiantados de Consciência se chama Iluminação. Neste conjunto de práticas, a Meditação, constitui o objectivo do Yoga sem a qual não é possível chegar ao Samādhi.


Śiva - O Mestre Supremo dos YogīsOs quatro métodos do Yoga (§) são:

O Rāja Yoga. O Rāja Yoga, ensina que o conjunto da natureza, o corpo físico, se destina a ser um meio para adquirir experiência. O yogī aprende a lição da renúncia através da experiência directa. Não é uma renúncia imposta, mas uma renúncia consciente, resultante das vivências interiores que levam natural e espontaneamente ao despojamento. O Rāja Yoga, reconhece a existência de um Ser Supremo, Īśvara.

O Rāja Yoga insere-se num contexto filosófico de todas as doutrinas da Índia, pois baseiam-se não só nos ensinamentos pré-existentes ao Veda, como após o Veda.
O Karma Yoga, o Yoga da acção desinteressada, implica uma auto-entrega através da acção numa atitude de renúncia ou desapego quanto aos ganhos e perdas, que resultam de tais acções. O mundo e os actos não devem ser abandonados, mas a vontade do ser, deve fundir-se com a Vontade Superior.

Quanto ao método do Jñāna Yoga, ele contém a mais rigorosa ideia de Renúncia para levar à compreensão de que, a aparente solidez da natureza não passa duma ilusão, sendo necessário sublimar a própria natureza, através do rigor ascético, deixando os sentidos desvanecerem-se para ficar finalmente em estado de Kaivalya, (isolamento) ou o viver em estado de Consciência superior.

O Bhaktī Yoga, consiste num método natural de renúncia; não há violência em arrancar nada de si mesmo. A renúncia da devoção ocorre suavemente e é tão natural como as coisas que nos rodeiam. O Amor a Deus, cresce até assumir a forma do que se chama devoção Suprema. Esta devoção auxilia à renúncia, pois não há nada a reprimir, tudo é elevado para Deus. A Renúncia acontece espontaneamente.
   


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®