Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
A finalidade de “Sugestões de Leitura” é colocar em destaque obras, cujo valor espiritual merecem um olhar atento, mais profundo, em consonância com a temática da secção em que se insere.

Maitreya vem com a Ordem Espiritual de Portugal, Ordem de Mariz

de Maria

em 07 Set 2021

“Maitreya vem com a Ordem Espiritual de Portugal, Ordem de Mariz” foi um daqueles livros que teve o condão de despertar a consciência dos portugueses para as realidades espirituais, identificando-as com a própria História de Portugal. Alertou para a existência de um fio condutor entre o começo da civilização cristã, a fundação de Portugal e os dias de hoje. Este livro é, sem dúvida, um ícone da espiritualidade em Portugal. Ao longo destes últimos vinte anos, que marcam a primeira publicação deste livro, muitas outras contribuições foram sendo dadas, por tantos outros seres, com impulsos notáveis; este espaço de tempo é suficiente para se notar já a mudança de mentalidade do que comportava um ambiente fechado, baseado em conceitos mais materialistas ou em certo fanatismo religioso, para uma maior abertura a novas ideias e à liberdade espiritual. Afinal, estas duas realidades, material e espiritual, quando intrinsecamente ligadas e bem integradas, permitem assumir com maior consciência a própria vida, mais de acordo com a própria natureza humana e com a Natureza que nos rodeia. Registam-se melhorias em muitos campos, especialmente na área da saúde, já baseadas nos cuidados alimentares, tanto para a conservação do equilíbrio físico, como para a prevenção de doenças. Muitos são os que têm feito opção vegetariana. Também são notórios os cuidados na área da educação e na preservação ambiental e ecológica do planeta.

Prefácio à 2ª Edição
Desenham-se horizontes mais alargados com as viagens inter-planetárias, e com a inovação da exploração espacial a nível turístico, contribuindo para uma perspectiva mais abrangente e participativa de todos nesta monumental manifestação da vida. Tudo isto representa etapas de crescimento e de alargamento de consciência-inteligência, marcando a evolução espiritual que a humanidade vem fazendo nas últimas décadas.

Mas, sem dúvida, muito se deve ao florescimento e divulgação de movimentos espiritualistas, principalmente, baseados nas filosofias e religiões orientais, como o Hinduísmo e o Budismo, que se têm espalhado no ocidente e dado um grande contributo, nomeadamente, na prática da meditação, para uma nova atitude de vida, tornando-a mais saudável, mais equilibrada e mais espiritual.
O Yoga (§), proveniente das filosofias da Índia, tem sido de fácil aceitação para os ocidentais, pela diversidade de práticas de auto-suficiência e de bem-estar, pela concentração e meditação. O Budismo, disseminado por toda a Ásia, além de conter a prática fundamental, a meditação, enfatiza a auto-investigação para se encontrar a atitude mental correcta e descobrir não só as causas que levam ao desequilíbrio, ao sofrimento, mas também as que levam à harmonia.

À época da publicação desta obra, em 1989, enfrentei sérias dificuldades pela opção que havia tomado na minha vida, aqui narrada, devido à ignorância que ainda se fazia sentir em Portugal, principalmente, quanto a outras religiões que não o Catolicismo. Hoje, há mais liberdade e pode-se vislumbrar, e até já viver, uma cultura mundial de síntese, onde se fundem os saberes, resultando numa espiritualidade mais universal e tolerante quanto à aceitação dos direitos fundamentais da liberdade de cada um, ao tomar opções de vida ou novas atitudes.

Embora a nossa civilização, aparentemente, enfrente um caos, com povos em grande luta pela sobrevivência – quer mesmo nas necessidades mais básicas, como a alimentar, ou pela disputa por um pedaço de terra que lhes sirva de nação, ou, ainda, esforçando-se pela preservação da cultura e religião – há, também, a par de tudo isto, oportunidades de grande avanço espiritual, onde se encontram os que já caminham conscientemente, serenos, pela senda da auto-realização; tal implica, transmutação interior, mediante vontade consciente, purificação mental e regeneração física, despojamento (quase fazendo o sentido inverso da restante humanidade) e auto-domínio, enfim, fazer a evolução espiritual consciente, que leva ao conhecimento directo do Divino. Sem estes, os mais avançados, a humanidade não avançaria no seu propósito espiritual, pois eles são os pioneiros da evolução.

Publicações Maitreya - 3ª Edição - Setembro, 2021