Sagrados
As Quatro Nobres Verdades

de Ajahn Sumedho

em 26 Jun 2008

(...anterior) Quer ele seja bem sucedido ou falhe, qualquer das formas deixa de ter importância.
No vazio, as coisas são apenas aquilo que são. Quando estamos, desta forma conscientes não significa que somos indiferentes ao sucesso ou ao fracasso e que não nos preocupamos em fazer coisa alguma. Podemos aplicar-nos, nós sabemos o que podemos, sabemos o que deve ser feito e podemos fazê-lo da forma correcta. Aí tudo se torna Dhamma, tal como é. Fazemos as coisas porque é aquilo que é correcto fazer neste momento, e neste lugar, em vez de ser por ambição pessoal ou medo de fracasso.
O caminho para a cessação do sofrimento é o caminho da perfeição. Perfeição pode ser uma palavra muito intimidante porque nos sentimos muito imperfeitos. Como personalidades questionamo-nos como podemos sequer atrever-nos a considerar a possibilidade de sermos perfeitos. A perfeição humana é algo acerca do qual ninguém fala; não parece ser sequer possível pensar na perfeição em termos de se ser humano. Mas um “arahant” é nada mais que um ser humano que aperfeiçoou a própria vida. Alguém que aprendeu tudo o que há para aprender através da lei básica “Tudo o que está sujeito a surgir, está sujeito a cessar”. Um “arahant” não necessita de saber tudo acerca de tudo, só é necessário saber e compreender plenamente esta lei.
Usamos a sabedoria do Buddha (§) para contemplar o Dhamma, a forma como as coisas são. Tomamos como refúgio o Sangha, naquilo que faz bem e no que se abstém de fazer mal. Sangha não é um grupo de personalidades individuais ou de diferentes carácteres, é uma comunidade. A noção de ser um indivíduo ou um homem ou uma mulher deixa de ser algo importante para nós. Esta noção de Sangha é realizada como refúgio. Ainda que as manifestações sejam todas individuais, a nossa realização é a mesma, existe uma unidade. Com este despertar, estado de alerta e desapego, nós realizamos a cessação e perpetuamos no vazio no qual todos nos fundimos. Assim, não existe nenhum indivíduo, as pessoas podem surgir e cessar no vazio, mas não existe nenhuma pessoa, somente claridade, plenitude, serenidade e pureza.

A Quarta Nobre Verdade

O que é a Nobre Verdade do Caminho que Conduz à Cessação do Sofrimento? É este Nobre Caminho Óctuplo, que é como dizer, Entendimento correcto, Intenção Correcta, Linguagem Correcta, Acção Correcta, Meio de Vida correcto, Esforço correcto, Atenção Correcta e Concentração Correcta.
Existe esta Nobre Verdade do Caminho que Conduz à Cessação do Sofrimento: tal foi a visão, revelação, sabedoria, verdadeiro conhecimento e luz que em mim surgiram, acerca de coisas nunca antes ouvidas.
Esta Nobre Verdade deve ser penetrada cultivando o Caminho...
Esta Nobre Verdade foi penetrada, cultivando o Caminho: tal foi a visão, revelação, sabedoria, verdadeiro conhecimento e luz que em mim surgiram, acerca de coisas nunca antes ouvidas.

Samyutta Nikāya LVI, 11

A Quarta Nobre Verdade, assim como as primeiras três, é composta por três fases. A primeira é: “Existe o Caminho Óctuplo, ou atthangika magga – o caminho para sair do sofrimento”. É também chamado de ariya magga, o Ariyan ou Nobre Caminho. A segunda fase é que: “Este caminho deve ser desenvolvido”. A última revelação é: “Este caminho foi plenamente desenvolvido”.
O Caminho Óctuplo é apresentado numa sequência, começando com Entendimento Correcto (ou perfeito), sammā ditthi, seguindo-se a Intenção ou Aspiração Correcta, sammā sankappa; estes dois elementos do caminho são agrupados como Sabedoria (paññā). Compromisso moral (sīla) fluí da sabedoria, que por sua vez abrange Linguagem Correcta, Acção Correcta e Meio de Vida Correcto – por vezes referidos como, sammā vācā, sammā kammanta e sammā ājīva.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36  [Pág. Seguinte]