Sistemas Religiosos e Filosóficos

de Zelinda Mendonça

em 16 Mai 2011

(...anterior)
Esse efeito, resultado de um acontecimento objectivo era mostrado ao neófito – o erro que apaga algo no plano astral, produzindo a escuridão, ou um acto desamoroso que actua como um fogo destrutivo.

Na sua vida exotérica, o homem ignora o que se passa ao seu redor, a nível dos mundos supra-sensíveis.
A um indivíduo, que era introduzido nos mistérios, tornava-se visível o efeito das sensações e emoções

Para que o homem não só encontre o caminho para Cristo mas também não sofra uma ruptura da sua relação com o Macrocosmos, deve reconhecer que todo o erro ou pecado não é um acontecimento subjectivo, e sim objectivo; - algo acontece lá fora no mundo.

A visão do mundo que pouco a pouco se formou demonstra que a possibilidade de conhecer a essência viva da natureza, desapareceu da contemplação da natureza exterior e do pensamento a seu respeito.

Falando desta maneira não pretendo fazer uma crítica depreciativa. Era necessário que a natureza fosse esvaziada de deuses e desespiritualizada para que o homem pudesse conceber a soma de pensamentos abstractos que o capacitassem a compreender a natureza, tal como se tornou possível nas ideias de Copérnico (§), Kepler e Galileu.
A humanidade precisava elaborar a teia de pensamentos que redundou na nossa era das máquinas. Por outro lado essa era necessitava de um substituto para o que não podia existir na vida exotérica, uma alternativa pela impossibilidade de se encontrar um caminho que conduzisse da Terra ao espiritual. Pois se houvesse uma possibilidade de achar o caminho para o espiritual, os homens deveriam ter encontrado o caminho para Cristo, tal como ele será encontrado nos próximos séculos.

“O que era necessário para se achar tal caminho exotérico conduzindo a Cristo…?”

14.1 – Os caminhos exotéricos
14.1.1 – A Eucaristia

O homem precisa convencer-se de que a matéria não é algo totalmente estranho ao seu interior, ao elemento espiritual dentro dele.
- Como realizar isso? – Pela revelação de algo que fosse simultaneamente espírito e matéria. – Isso se deu pela conservação e cultivo da Eucaristia, como instituição cristã, através de séculos. Existem factos sobre os quais não se discute enquanto são compreendidos – a disputa começa quando se deixa de entendê-los.
Foi assim com a Eucaristia. Ela foi aceite sem discussão enquanto se sabia que existem cerimoniais pelos quais o espírito pode ser acrescentado à matéria. O homem sabia que a permeação da matéria com o espírito significa uma cristificação.
Na alvorada do materialismo os homens não entenderam mais o que subjaz à Eucaristia, passaram a discutir se o pão e o vinho eram apenas símbolos do divino ou se havia realmente um influxo de forças divinas; numa palavra, surgiram as discussões características da era mais recente, as quais significam para uma pessoa de visão mais profunda, a prova de estar perdida a compreensão primordial do fenómeno.

A Eucaristia foi, para os indivíduos que queriam chegar-se a Cristo, um substituto perfeito do caminho esotérico quando eles não queriam segui-lo. Eles podiam realizar, pela Eucaristia, uma autêntica união com Cristo. Este será um caminho para Cristo durante muitos séculos. As coisas sofrem uma transformação gradativa; o que era correcto durante certo tempo se metamorfoseará, pouco a pouco, em algo diferente quando os homens estiverem maduros para tal. É nesse sentido que se deve actuar, captar no espírito algo concreto e real.
Os homens ao se tornarem maduros, graças às meditações e concentrações e a tudo o que aprendemos como conhecimentos dos mundos superiores, experimentarão a comunhão em espírito; então dentro deles viverão pensamentos – pensamentos meditativos que interiormente equivalerão ao signo da Eucaristia, do pão consagrado.
O cristão não iniciado poderá buscar o caminho que leva a Cristo por meio da Eucaristia.
O cristão iniciado que vem a conhecer Cristo por meio da Ciência do Espírito poderá elevar-se espiritualmente ao que deverá constituir, futuramente, um caminho exotérico.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13  [Pág. Seguinte]