Nutrição
Cuidar da Imunidade

de Maria

em 13 Abr 2014

(...anterior) Tem grande concentração de ácido nicotínico, protege as artérias evitando maiores problemas cardiovasculares, para quem padeça desta doença. O limão é um excelente depurador, portanto, diminui a viscosidade do sangue, prevenindo contra maiores riscos de trombose e alivia a hipertensão; a má circulação do sangue, o endurecimento das artérias, varizes ou vasos sanguíneos frágeis podem ser estabilizados com uma cura à base de limão. Embora o limão actue sobre todo o organismo, as suas aplicações medicinais advêm especialmente dos efeitos que exerce sobre o sangue:
Anti-anémico: aumenta a absorção do ferro,
Fluidificante: evita a trombose,
Depurativo: facilita a eliminação das substâncias tóxicas do sangue.
Anemia: Para quem sofre de anemias o limão nunca deveria faltar na refeição, que embora o seu conteúdo em ferro seja escasso possui um grande poder anti-anémico devido a fazer aumentar a absorção do ferro contido nos alimentos vegetais. Este efeito deve-se especialmente à vitamina C que é notavelmente potenciado pelos componentes não nutritivos do limão, tais como os ácidos orgânicos. O limão contém também uma boa quantidade de ácido fólico, que contribui para a produção de sangue.

Romãs e bagas silvestres
A romã desinflama o intestino e enriquece o sangue.
A romã possui excelentes propriedades anti-oxidantes que impedem a proliferação de células cancerígenas. Apresenta uma gama de utilizações clínicas na prevenção e tratamento do cancro e de outras doenças.
Propriedades e indicações:
A romã contém uma quantidade de hidratos de carbono (em forma de açúcar) superior ao da maioria dos frutos. Quanto a proteínas apresenta uma quantidade respeitável, tendo em conta tratar-se de uma fruta fresca. É rica em vitaminas C, E, e B6, contendo também quantidades significativas de B1, B2 e niacina. Os minerais mais abundantes são o potássio, o cobre e o ferro. De entre os componentes nutritivos destacam-se: taninos, ácido cítrico, antocianinas, peletierina (alcalóide que faz expulsar os parasitas intestinais). Todos estes componentes dão à romã as seguintes propriedades: adestringentes, anti-inflamatória, remineralizante, alcalinizante e depurativa.

As bagas silvestres apresentam efeitos semelhantes ao da romã. Segundo investigações o ácido elágico que se encontra em vários frutos e vegetais, inibe a formação de tumores.
As amoras são rica em compostos que estimulam e aceleram a libertação de insulina, melhorando a síntese de glicose. Também contribui para regular a pressão arterial e actuar como bactericida e anti-inflamatório. As amoras são ricas em folatos e fibra, ferro, vitamina C e antocianinas, um tipo de flavonoides que regenera os pigmentos da retina e melhoram a visão. As amoras silvestres exercem uma poderosa acção antioxidante pelo que se recomenda nas afecções coronárias (angina de peito e enfarte) e na prevenção do cancro.

Mirtilos
São importante na dieta em geral pois tem um alto poder anti-oxidante, que reduz a acção dos radicais livres, associado ao envelhecimento, e preveni o cancro, doenças cardíacas, Alzheimer e muitas outras doenças. Combate infecções e estimula o sistema imunológico.
Os mirtilos contêm ácido quínico, substância que se elimina pela urina. Esta substância acidifica a urina, evitando que se formem cálculos de fosfato de cálcio ou outro tipo de cálculos. A sua acção anti-microbiana manifesta-se também sobre o tubo digestivo, a que se junta o efeito adstringente do tanino. Normaliza e reequilibra a flora intestinal, impedindo a excessiva proliferação do Escherichia coli, o gérmen mais frequente do intestino. Pelo seu conteúdo em antocianinas, os mirtilos actuam protegendo as paredes dos vasos capilares e venosos. Reduz a inflamação e inchado dos tecidos. O seu consumo é recomendado em casos de pernas inchadas, varizes, flebites, úlceras varicosas e hemorróidas.