Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
O fervor devocional através dos tempos

de Maria

em 29 Jun 2014

(...anterior) Naturalmente que estes registos pessoais vão causar mutações ao nível dos genes, que serão então transmitidos, para a uma vida seguinte e influenciarão, inevitavelmente, novas gerações. Cada “fiação” cerebral, duma nova vida, corresponde à sua própria dimensão de Consciência.
Há já milhares de anos que na sublime literatura da Bhagavad Gītā (§) se encontra «Difícil é nascer no seio de yogīs».

Há, portanto, razões ao nível cognitivo do cérebro humano, que levam o homem a acreditar em algo para além de si mesmo, pois apesar da distância que separa os povos por determinados pontos do planeta, encontram-se enraizadas as mesmas alegorias e crenças em relação ao divino. A forma como as crenças são transmitidas difere nas suas narrativas conforme a cultura e a religiosidade de cada povo, mas a essência é a mesma; razões que me levam a dizer que todas as religiões são verdadeiras, porque na sua profundidade conduzem ao divino. Deste modo, essa recordação remota do princípio das civilizações, acaba por ser transportada, geneticamente, pelo homem através dos tempos. Actualmente, pela evolução natural humana onde se desenvolveu mais conhecimento e que envolve o cérebro, a mente e o Espírito, essa memória está mais viva, mais consciente, através de uma célula especial com que cada um nasce, que pode ser mais activa, mais presente, dependendo do uso que se fizer da mente, no sentido da ligação com Deus.

De facto, nós somos o que pensamos e podemos sempre pensar melhor, mais elevado.
Assim, a mente através do cérebro evolui para uma dimensão de inteligência que é a Mente de Deus e da qual, depois de “entrar”, já não pode “sair”. Estabelecer a ponte entre nós e Deus, conscientemente, através do funcionamento do próprio cérebro resulta em mais Inteligência – Consciência. Esta é a minha experiência espiritual ou vivência na Inteligência de Deus realizada por uma longa prática (natural) de meditação, onde conduzi a minha mente à Mente de Deus. Em determinada altura de maior integração, apercebi-me desta “prisão” da minha mente na Mente de Deus e, da qual, já “não posso sair”! É irreversível! Estar submersa, permanentemente, nesta União de Inteligência, de forma directa é uma grande felicidade! Não se trata de uma memória, mas de uma nova arquitectura cerebral, um ganho da realização espiritual, que estruturou uma nova forma mental, fixada pelos próprios neurónios e suas ligações sinápticas. Naturalmente, então, fica registado na memória, sendo fácil estabelecer constantemente esse alinhamento. Ficou estabelecida uma ponte ao nível cósmico ou Mente Cósmica, onde a mente (cérebro) se “aninha”, ou seja, foram accionados mecanismos cerebrais, que levaram os neurónios a fazer novas e determinadas ligações, fazendo evoluir o cérebro de forma irreversível para o “cérebro” de Deus. Isto prova que para além do mecanismo físico do cérebro e da sua plasticidade há algo que o comanda: a Consciência.

Desta forma, através da meditação desenvolve-se o método de alinhamento à Mente de Deus, onde sobressai cada vez mais a pureza e clareza mental fazendo emergir a célula (ponto de ligação à Consciência) que contém a lembrança de Deus; através desta ponte se estabelece, seguramente, a união com o Divino de forma consciente e inteligente.
Só costumo falar do que realizo, sendo isto o culminar duma longa caminhada espiritual de meditação, de investigação e de auto-conhecimento. Desde sempre me interessei e escrevi sobre os benefícios da meditação no cérebro, que regenera, fortalece e produz neurónios, oferecendo um meio seguro para estabelecer a ligação ao Divino, quando ainda cientificamente se acreditava que o cérebro era imutável, portanto não se renovava pela perda ou morte de neurónios. No livro O Silêncio encontra-se: «desencadear novos mecanismos em certas áreas pela multiplicação de neurónios».