Peregrinação ao Kailash

de Bhikkhu Appamado

em 14 Abr 2016

(...anterior)

A meio da circum-ambulação pernoitámos num mosteiro tibetano numa encosta com franca vista para o Monte Kailash. Devido à escassez de recursos e às condições geográficas, os monges deste Mosteiro estavam num período em que podiam somente comer uma pequena tigela de tsampa, por dia. E assim esse foi também o nosso sustento, no permeio de tamanha caminhada.
Continuámos a peregrinação e surgiram-me várias memórias, como que a sublimarem-me, como que a perderem o impacto que tinham na minha vida. Comecei a aperceber-me que essas memórias estavam a surgir por ordem cronológica, com períodos de anos entre elas. Comecei a consciencializar-me de tal, e ao mesmo tempo a sentir-me mais leve.

Sentei-me numa pedra, reparei que tinha um papel no bolso e abri-o. Era a explicação do nosso guia sobre a circum-ambulação. Comecei a perceber que dividindo o percurso que tínhamos feito em anos de vida (da minha vida), as memórias que vieram correspondiam aos momentos em tinha passado no quilómetro correspondente ao que, segundo as tradições antigas, seria essa altura da minha vida. Sem querer mistificar verifiquei que as tradições antigas, que dizem que andar à volta do Monte Kailash é como que morrer para renascer novamente, e que nesse processo passamos simbolicamente pelas etapas da nossa vida, batiam certo com a minha experiência…

Terminada a circum-ambulação iniciámos a viagem de regresso à civilização, sem medos sem anseios. Foi como se tivéssemos passado por uma máquina do tempo e do espaço, onde as referências que tínhamos antes, já não condicionavam da mesma forma a nossa experiência do presente. Foi como passar para uma nova vida, para um novo estado de ser, no qual reencontramos o mundo através de um olhar novo, fresco e inocente, mas com a sapiência própria do ser adulto.

Antes do derradeiro salto do Sagrado para o Profano, fizemos um interregno no nada – no meio. Às margens do lago Manasorovara pernoitámos, em três noites e dias de paz em que a consciência se expandiu por horizontes nunca antes navegados.

Bem sejam todos os seres no caminho que trilham a senda da libertação, na honestidade e na integridade do seu íntimo.