Biografias
Artigos 1 - 5 de 29
  [1]  2  3  4  5  6  [Seguinte]
Edward Burne-Jones de Ana Sofia de Carvalho
«Burne-Jones imaginava a sua arte como significativa em formas, que não são só apenas o produto do impacto das cores, traço e forma. «Ele não viu nada a partir do ponto de vista puramente pictórico». «A sua pintura de excepcional carácter reflectivo: os trabalhos rodam em círculo à volta deles mesmos, voltando a questionar repetidamente, a razão da sua própria exigência de valor e sentido«. «A criação imaginativa do artista era um veículo que conduzia directamente ao coração da Realidade, colocando de parte as superficialidades do mundo». Edward Coley Burne-Jones, ou simplesmente Ted ou Ned Jones como era conhecido, nasceu a 28 de Agosto de 1833 em II Bennet’s Hill-Birmingham, na casa onde moravam e onde o seu pai também exercia o negócio como produtor de armações, molduras e trabalhos em talha. Com o título de Sir Edward Coley Burne-Jones tornou-se um dos mais bem sucedidos e honrados pintores do final do período Vitoriano, cuja arte foi definida, tanto pela sua contemporaneidade, como posteridade do seu “mundo de sonho”, na filosofia da arte estética de apreciação da beleza dos finais do séc. XIX, e pela função da arte como uma alternativa ao mundo vulgar e inquietante do dia-a-dia.
Data: 29 Fev 2024
Swami Vivekananda de B. M. Malhotra
«Acordem, levantem-se e não parem enquanto o objectivo não for alcançado». Foi esse o famoso lema que Swāmi Vivekānanda, o grande santo indiano, disse aos seus jovens compatriotas no final do século XIX. Com esta e outras mensagens inspiradoras, exortou os indianos a deixarem a sua letargia e ofereceu-lhes as quatro chaves do positivismo, ousadia, concentração e determinação para alcançar uma visão positiva e trabalhar para melhorar o seu país. «Acordem, levantem-se e não parem enquanto o objectivo não for alcançado». Foi esse o famoso lema que Swāmi Vivekānanda, o grande santo indiano, disse aos seus jovens compatriotas no final do século XIX. Com esta e outras mensagens inspiradoras, exortou os indianos a deixarem a sua letargia e ofereceu-lhes as quatro chaves do positivismo, ousadia, concentração e determinação para alcançar uma visão positiva e trabalhar para melhorar o seu país. Essas palavras de Swāmi Vivekānanda também abriram o caminho para a luta pela independência da Índia porque tanto Gandhi como Netaji Subhash Chandra Bose reconheceram o impacto positivo que o seu fervor patriótico e a sua pragmática interpretação do Vedānta tiveram sobre eles, inspirando-lhes a trabalhar para melhorar a Índia. Devido ao seu papel de mentor e motivador foi justamente reconhecido como alguém que despertou a Índia moderna.
Data: 02 Fev 2024
Nisārgadatta de Diogo Castelão Sousa
Nascido a 17 de Abril de 1897, num dia de Lua-cheia, na ocasião dos festejos de Hanuman, Maruti (nome de nascimento em honra do mítico herói do Rāmāyana), foi criado no seio de uma família humilde e profundamente religiosa, numa pequena aldeia em Maarastra, Índia, juntamente com 6 irmãos. Sua infância foi marcada por diversos labores no campo mas, ao mesmo tempo, estimulada espiritualmente pela escuta de diversas conversas que seu pai, Sivramprant, entretinha com um seu amigo brahman, que era devoto e partilhava não raras vezes suas realizações consigo. Em 1915, por morte de seu pai, Maruti, com 23 anos, muda-se para Bombaim, abrindo uma pequena loja onde começa a vender maioritariamente ‘beedies’ (pequenos cigarros). Em 1924, casa-se, tendo 3 filhos e uma filha (que morrerá mais tarde, juntamente com sua mulher). Alguns anos depois, aos 34 anos, é introduzido por um amigo ao seu futuro guru Siddharameshwar Maharaj, mestre do grupo ‘Navnath Sampradaya’, linhagem que, segundo a tradição, data até à encarnação de certos “avatāras (encarnações divinas).
Data: 04 Fev 2022
Seguindo os caminhos de Gandhi de Sandhya Mulchandani
Nascido Mohandas Karamchand Gandhi em 2 de Outubro de 1869, a influência de Gandhi é tão profunda que seus ideais tocaram cada vida em todo o globo. Mais do que qualquer outro lugar do mundo é Gujarat – a terra onde Mohandas nasceu e foi criado – que está repleta de magia de Gandhi. O povo de Porbandar, a cidade onde ele nasceu, tem orgulho especial em direccionar os visitantes para a casa de Mohandas. A casa que fica às margens do Mar da Arábia é uma estrutura discreta mantida pelo Levantamento Arqueológico da Índia. Uma residência antiga, Kirti Mandir, abriga um registo fascinante do início da vida do grande líder. O prédio de três andares situado numa extremidade da cidade, perto de uma praça onde se encontra uma limpa e bem conservada estátua de mármore de Mahatma é hoje um museu que traça a sua vida. No início da manhã, eu vejo um homem parar a sua scooter, chegar e colocar uma grinalda de flores frescas ao redor do pescoço da estátua. Isso, descobri, é um ritual.
Data: 13 Jan 2022
Fílon de Alexandria de Maria Ferreira da Silva
Fílon de Alexandria foi um dos mais conceituados filósofos do judaísmo e da cultura grega. Ficou conhecido por analogias e comparativo entre a Bíblia e elementos da filosofia de Platão, onde o Demiurgo de Platão é o mesmo que o Deus criador dos hebreus. Estudou profundamente os textos bíblicos exegeticamente ultrapassando os significados textuais, já que buscava a autenticidade da mensagem divina, acreditando na doutrina da existência de Deus. Dizia que as palavras contidas nos textos bíblicos eram apenas instrumentos para o conhecimento de Deus, que por princípio não pode ser expresso por palavras.
Data: 13 Jan 2022
registos por página