Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Criativos

de Maria Ferreira da Silva

em 21 Jul 2024

Os seres humanos que ainda não têm ideias, criativas por vontade e talento próprio, são impulsionados a alguma actividade mais inovadora, pela necessidade das circunstâncias ou por evidências urgentes e naturais de evolução. Assim nas suas etapas iniciais, homem/mulher são mais passivos quanto a talento, seja no mundo dos ideais e das ideias, seja no artístico manipulando materiais. Contudo, à medida que progridem espiritualmente, tornam-se mais conscientes e criativos, respondendo a vibrações superiores.

Nesta fase, percebe, então, que existe um propósito inteligente, e que a sua criatividade individual está dentro de um plano maior que o impulsiona, reconhecendo que a inspiração deriva da fonte universal e una. Assim, a beleza criativa está subordinada a interesses maiores e a colaboração com os planos superiores, torna-se voluntária, reconhecendo um propósito elevado. Quando, cada ser humano se torna mais consciente devido à evolução espiritual, transforma-se, naturalmente, numa força positiva e despertam cada vez mais poderes latentes, convertidos, então em forças criadoras.

Esses poderes são a base da clarividência, onde se sabe sem consciência aparente de onde vêm esses poderes que, afinal, constituem a sabedoria do próprio Ser, atuando, quer nas acções do quotidiano, quer nalgum talento artístico ou intelectual. Qualquer talento pode desabrochar devido à evolução espiritual e humana, ou pode trazê-lo à nascença devido ao trabalho desenvolvido em vidas anteriores.

A tendência da evolução consiste em desenvolver a capacidade de construir com a matéria mental, pois só a partir do mundo das ideias se concretiza a forma.

Há semelhança do Criador, o ser humano pode também criar pelo poder da mente que é o “órgão” essencial da produção de ideias que se podem realizar depois no plano da matéria, ou projectando ideais e ideias filosóficas ou espirituais, influenciando o ambiente à sua volta. Contudo, esta criatividade requer responsabilidade ao nível social, pois deveria ser sempre benéfica ou didática.

A corrente de força que emana de cada um depende da sua evolução espiritual. Quanto mais evoluído, maior possibilidade de definir a sua criatividade. Importante o controlo da mente, já que a concentração é fundamental para obter energia criativa e configurar formas materiais.

Milhares de seres ao longo desta civilização nos legaram obras inesquecíveis, a maior parte protegidas em Museus. Reportámo-nos ao Renascimento com tantas inspirações da religiosidade cristã, que hoje ainda nos encanta e impulsionam à elevação mística, já que, as imagens que evocam o divino, produzem efeitos imediatos no coração, e onde tantos o souberam retratar, fosse em arquitectura, escultura, pintura ou escrita. Nos livros encontramos o mote catalisador da elevação espiritual.

Em tempo de férias recomenda-se a visita a locais que possam causar inspiração, tais os Museus, mas também na rua se encontra muito talento nos próprios edifícios, fontes, monumentos ou esculturas. Depende, naturalmente, da sensibilidade de cada um e motivação.
Boas férias