Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 4
Os Mistérios Crísticos

de Maria Ferreira da Silva

em 10 Jun 2024

  (...anterior) Também, quando incarnados no corpo físico, se obtém determinado grau, ou estado espiritual resultante da purificação mental e psíquica, tem-se certas capacidades e sensibilidades para se poder ver com os olhos da Alma o Cristo nos planos invisíveis. Foi esta a Iniciação Maior que Cristo trouxe à humanidade: a Cristificação, que significa a abertura do coração ao amor espiritual. Ele ensinou-nos que através do amor que lhe dedicámos, atingimos a energia crística e obtemos assim, em comunhão com os planos espirituais, a Iniciação Maior. Deu-nos, pois os Mistérios Internos da Iniciação.

O Cristo, é assim chamado, porque existe a energia “Crística” para a evolução da Terra. É uma das tantas energias cósmicas enviadas de Deus, para o progresso do homem. Existe um Ser que pela sua elevada estatura espiritual e cósmica, representa para a Terra essa energia “Crística” e que se chama Cristo. Jesus, sem dúvida um alto Iniciado, transferiu essa energia para a humanidade, ou seja, deu-a a conhecer através da doutrina do Amor e afirmou que podíamos obter o Reino dos Céus. Jesus era de tal forma puro e evoluído, que estava ligado e identificado perfeitamente com esse Ser que personifica e irradia essa energia dos Planos Cósmicos e Espirituais, e pôde falar com a sabedoria de Cristo, porque com Ele, eram Um. Contudo, a transfiguração foi outro passo dos Mistérios, foi a união com o Pai, Deus ou o Absoluto.

Jesus trouxe a maior Iniciação Colectiva e abertamente deu-a a conhecer. Temos de entender que dentro dessa “massa” humana estão os mais adiantados. Foram eles o exemplo para a humanidade. A pureza dos santos ao longo dos séculos, mostrou-nos como se obtém essa Presença do Cristo em nós e como viver também em comunhão com a energia Crística.

É neste estágio para a Iniciação Crística que é necessária a sublimação sexual, na medida em que essa energia, que está dentro de nós, mas adormecida, para as funções superiores tem de despertar e subir para o coração, razão porque na doutrina religiosa é imposta a castidade. É nesta fase de pureza sexual que o homem tem a oportunidade de ganhar consciência do valor real da energia sexual. Ela deve ser trabalhada, transmutada e, só mais tarde, vem a sabedoria de saber usá-la correctamente e de compreender como o amor entre o homem e a mulher pode ser vivido divinamente. Antes aprendeu inconscientemente a viver esse amor humano como homem e mulher, pois esta é a forma mais fácil de se desenvolver o coração.

Quando o ser está pronto, é-lhe permitido ter vidas em que se dedica ao ascetismo, pois ao guardar a sua energia sexual, transcende-a, elevando-a para o amor religioso; neste caso, aprende a amar o Mestre Espiritual, com o seu interior, sublimando afectos humanos e libertando-se até de mestres físicos, como eram necessários nas Iniciações Menores.
Não há dúvida que podemos considerar a religião cristã importantíssima para a humanidade, pois ela é a única, na sua especificidade, a ter sido criada para a Iniciação Crística. No entanto, tem limites, pois há iniciações posteriores mais elevadas, às quais podem chegar seres não só de outras religiões, como de diversos modos de pensar, ou filosofias.

A vida em que se atinge a Iniciação Crística exige ascetismo, castidade e por vezes até a vida monástica, pois é no recolhimento, na oração ou meditação que se adquire a pureza interna e se guarda a energia sexual, que permite a necessária abertura do coração (chacra cardíaco) para o Amor Divino, e é este o começo da emancipação do homem: compreende que pode ligar-se pessoal e directamente com Cristo e com Deus, (embora os padres se tenham erguido como intermediários na religião católica).

Havia e há uma forma mais fácil de obter esta Iniciação: é nascer num corpo feminino, que permite a grande oportunidade de se tornar a Esposa de Cristo.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®