Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Aqui também, a criatividade na Arte do Pensamento presta homenagem ao Ser, e para além de autores já consagrados, damos espaço aos jovens valores que connosco queiram colaborar em vários temas.

pág. 1 de 1
O Amor Incondicional

de Ramiro Calle

em 05 Mai 2012

  Segue-se mais um dos belíssimos contos do "Livro do Amor". As histórias e contos que recolhemos deste livro, muitas delas são milenárias, enquanto outras foram criadas pelo autor e integradas no seu conjunto. São contos que os mestres espirituais foram transmitindo desde a noite dos tempos, como exemplos válidos ou analogias para desenvolver a compreensão não só intelectual, mas também emocional e intuitiva. Ramiro Calle estudou os efeitos terapêuticos das psicologias orientais e explorou as pontes que existem entre a meditação e a psicanálise, a terapia e a neurologia. Pioneiro do ensino do Yoga em Espanha, disciplina que lecciona há mais de 30 anos, é director do Centro de Yoga e orientalismo Shadak, o maior centro de Yoga espanhol. É considerado um dos mais importantes escritores orientalistas de Espanha. As suas mais de setenta viagens à Ásia permitiram-lhe estrevistar os mais relevantes especialistas, mestres e orientalistas, experiências que inclui nos seus livros de orientalismo e auto-ajuda, lidos por milhões de leitores em todo o mundo.

Era um mentor espiritual que falava frequentemente aos seus discípulos sobre o verdadeiro amor, aquele que não conhece exigências nem imposições, que está livre de atitudes egocêntricas, desejo de posse ou apego. Mas não é fácil para ninguém compreender esse elevado tipo de amor, que é mais expansivo, altruísta, incondicional e livre. Também os discípulos não conseguiam entender esse tipo de amor, livre de entraves e contaminações, que tudo abrange e é desinteressado, baseado na benevolência, na tolerância e na compaixão e pode abarcar e impregnar todas as criaturas. Perante a incapacidade de os discípulos entenderem esses ensinamentos, o mestre anunciou-lhes:

_ Amanhã vamos fazer uma excursão. Mas antes de me virem buscar, passem por uma florista e tragam uma rosa. Os discípulos assim fizeram e foram buscar o mestre depois de adquirirem a rosa. Empreenderam todos, uma boa caminhada até chegarem a uma zona desértica. O mentor pediu-lhes:

_ Fixem a rosa na areia pelo pé.
Surpreendidos, os discípulos assim fizeram. Então, o mentor perguntou-lhes:

_ Digam-me, meus amigos, a rosa continuará a exalar o seu perfume mesmo que nos retiremos e não haja ninguém para o cheirar?

_ Claro que sim, mestre – retorquiram os discípulos em uníssono.

_ Outra pergunta: mesmo que não haja ninguém para a contemplar, a rosa continuará a exibir toda a sua formosura?

_ Naturalmente, mestre, continuará a fazê-lo.
E o preceptor disse:

_ Pois é assim o verdadeiro amor, o amor incondicional: Exala-se mesmo que não haja ninguém para o receber, inclusive quando ninguém o quiser receber.


O sol expande os seus raios de luz e não se preocupa com quem os queira ou não receber, nem deixa de o fazer, mesmo que não haja ninguém para os captar. A verdadeira atitude amorosa é como um perfume que se expande em todas as direcções e que não está tão condicionada ao ego, nem portanto ao egoísmo ou à selecção caprichosa. É o amor sem condições e que não conhece posse, manipulação, servidão, domínio ou abjecção; é o amor que se abre e flui, isento do feroz egocentrismo que impera em muitas das supostas manifestações amorosas. Esse amor é simplesmente amor, pois como dizia Rumí, quando escrevia a palavra amor partia-se o bico do lápis, simplesmente porque não é possível encerrá-lo numa ideia, num conceito, numa palavra. É tão grande!

O Livro do Amor

Os melhores Contos Orientais
   


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®