Peregrinações
Aqui também, a criatividade na Arte do Pensamento presta homenagem ao Ser, e para além de autores já consagrados, damos espaço aos jovens valores que connosco queiram colaborar em vários temas.

Começos Felizes

de Urmila Marak

em 20 Ago 2012

De Caxemira, no norte, a Kerala, no sul, o Ano Novo Hindu é sinónimo de festas. Embora a Índia tenha uma cultura rica e diversificada, as festividades em toda a extensa do país são realizadas com uma certa semelhança. Em todos os lugares as casas são limpas e decoradas, roupas novas são compradas e usadas, visitas são feitas aos anciãos para prestar respeito, jóias são compradas e novos empreendimentos lançados. Orações, música e dança. De acordo com o calendário Saka, que é usado juntamente com o calendário gregoriano, pelo Governo da Índia para os calendários e comunicações, a gazeta da Índia e noticiários pela All India Radio, o Ano Novo cai no primeiro dia do mês de Chaitra e seu ano zero começa em 78 d.C. O dia coincide com o equinócio vernal. O calendário oficial da Índia segue o calendário Shalivahan Shak também conhecido como o calendário Saka. Neste, o ano é estruturado como o calendário persa e um ano bissexto no calendário gregoriano é um ano bissexto no calendário Saka também.

O Ano Novo é comemorado em Abril, em muitas partes do país; o dia é um reflexo dos costumes locais e da cultura rica e diversificada da Índia.

A história dos calendários da Índia é um problema complexo, dada a continuidade da civilização do país e a diversidade de influências culturais. As referências a um calendário luni-solar dividido em meses são encontrados nos hinos do Rig Veda, que foi composto entre 1.700 e 1.100 a.C. Nos primeiros séculos da Era Comum, com informações sobre os avanços na astronomia babilónica e grega filtrada para a Índia, os astrónomos indianos – entre eles Aryabhata (século V da era cristã), Varahamihira (séculoVI) e Bhaskara (século XII) – adoptaram novas constantes e modelos astronómicos para o movimento da Lua e do Sol, o que contribuiu para o desenvolvimento do calendário hindu. As primeiras teorias, princípios e métodos da astronomia indiana foram colocadas nos tratados conhecidos como sidhantas, entre eles está o Surya Siddhanta, que se originou no século IV e tem influenciado os autores do calendário indiano, até mesmo após a reforma do calendário de 1957. Além disso, todas as formas do calendário budista estão baseadas na versão original do Surya Siddhanta, que incluem aqueles usados em países do Sudeste Asiático – a Tailândia, Camboja, Laos, Mianmar e Sri Lanka.

Em 1947, quando a Índia conquistou sua independência, como outras coisas mais neste país multi-cultural, multi-religioso e multi-regional houve uma série de calendários em uso. O Comité Indiano de Reforma do Calendário, nomeado em 1952, identificou mais de 30 deles, além do calendário islâmico usado por muçulmanos na Índia e do calendário gregoriano usado pelo governo indiano para fins administrativos. Com base no Surya Siddhanta, os calendários indianos foram usados para definir as festas religiosas para os hindus, budistas e jainistas, como também uma data civil. Entre eles estavam os calendários Vikrama e Shalivahana e suas variações regionais, como o calendário solar utilizado em Tamil Nadu e o calendário Lollavarsham, em Kerala.

O primeiro primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, em seu prefácio ao Relatório do Comité, que foi publicado em 1955, escreveu: “Eles (os diferentes calendários) representam divisões políticas passadas no país… agora que alcançamos a independência, é obviamente desejável que deve haver uma certa uniformidade no calendário para os nossos propósitos cívicos, sociais e outros, e isso deve ser feito numa abordagem científica para este problema”. Então, após cinco anos de selecção através de numerosos calendários regionais e religiosos e análise dos dados astronómicos, em 1957, o Comité de Reforma do Calendário, com o astrofísico Meghnad Saha como seu líder, adoptou o calendário Saka como o calendário oficial. Fazia parte das Efemérides Indianas e almanaque Náutico que continham horários e fórmulas para a preparação de calendários religiosos hindus. O uso deste calendário começou oficialmente em Chaitra 1, 1879 Saka Era, ou 22 de Março de 1957. No entanto, o calendário gregoriano foi e ainda é usado para fins administrativos, e os feriados são determinados de acordo com as tradições regionais, religioso e étnicas.

Curiosamente, o calendário Saka foi usado em tribunais javaneses até 1633, quando um híbrido javanês-islámico, o calendário Anno Javanico, o substituiu. A Era Saka também tem auxiliado os historiadores em datar o Laguna Copperplate Inscription (LCI), o primeiro documento escrito encontrado nas Filipinas. O LCI tem a transcrição de uma data no calendário Era Saka, ano do Siyaba 822, mês de Waisaka, o quarto dia da lua minguante, que corresponde à Segunda-feira, 21 de Abril, 900 d.C. no calendário gregoriano. A descoberta da placa apresentou elementos de prova dos laços culturais entre as filipinas e os reinos da Índia antiga.

Além dos calendários Saka e gregoriano em uso na Índia de hoje está o calendário Vikrama, que é amplamente utilizado para fins religiosos.