Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
As aflições

de Maria

em 25 Out 2010

A oração é um meio eficaz; eleva e purifica o pensamento e a mente toma uma direcção, já não falando na meditação, que requer uma mente mais sadia. O essencial é tomar nova direcção ou atitude de vida; mudar a alimentação, repensar nos hábitos e principalmente reeducar-se para abarcar ideais mais elevados. Procurar leitura que instrua e indique como realizar-se humana e espiritualmente. A energia deve ser sempre impulsionada no rumo da ascensão.

Sūtra 34. Sādhana-Pāda
Também as más acções são feitas, causadas e permitidas serem feitas, através da avareza, irritação e ignorância, têm três graus: fraco, mediano e intenso e são possuídas de infinitos frutos de dor e de escuridão.

Os obstáculos mentais ou aflições são também produzidos no organismo pelas energias que circulam pelo corpo físico onde podem formar-se “nós” que bloqueiam certos pontos nervosos e canais de energia, indo naturalmente, afectar o cérebro. Eles podem resultar do cansaço, de emoções exageradas, de sofrimento psíquico ou da ingestão de determinados alimentos. Um simples exercício físico e mental desbloqueia as energias. Um mantra, ou uma concentração nos diversos pontos do corpo (chakras) pode ajudar à remoção dos obstáculos. Uma simples dor em determinado ponto do corpo pode ser também apaziguada ou mesmo curada pelo exercício físico e espiritual.

As terapias que prestam atenção especial aos aspectos psíquicos são recomendáveis, mas a cura depende mais do estado anímico de cada paciente, portanto da expectativa que se põe no resultado e a capacidade de impulsionar a vontade na própria cura, tudo dependendo da auto-estima. Os símbolos podem ser um estímulo eficaz sobre extractos profundos da mente para activar a cura. As imagens religiosas, os talismãs ou outros objectos ligados à cura, nomeadamente os cristais, tem efeitos radiantes que activam as energias tanto corporais como psíquicas.

Desta forma, a depressão deve ser combatida ou melhor prevenida com a consciência de que existe a energia psíquica ou mental e que deve ser encaminhada na direcção correcta de acção e de pensamento: somos energia. Deve haver conhecimento das energias subtis, tanto em cada ser humano como no espaço. Vivemos mergulhados em energia, tal os peixes dentro do oceano.
E, sobretudo, é preciso compreender, que a vontade no superamento de si mesmo é o passo principal para orientar a própria vida. Usar a vontade no sentido do bem, para nós e para os outros, é o meio que leva à harmonia e ao equilíbrio pessoal.

E termino também com Mestre Morya:
«O ser humano é implacável para consigo mesmo. Lamentando seu destino, ele esquece que aplica a si próprio penas severas. É difícil para Nós infundir nas pessoas o pensamento sobre o karma; mas fica ainda mais difícil quando a consciência do homem se dirige directamente ao abismo. As pessoas preferem a auto-destruição e o auto-engano à iluminação da Consciência.
Nós dizemos: Andai pelo caminho do coração e o “cálice” afirmará o caminho!»