Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
A soberana Consciência

de Maria Ferreira da Silva

em 30 Mar 2024

Já escrevi algumas crónicas sobre a Consciência e também sobre a mentalidade, mas como são temas de grande profundidade, eles nunca se esgotam. Não são aspectos iguais, nem pouco diferentes, são complementares e que resultam da evolução humana e espiritual. A Consciência diz respeito à integridade interna de cada Ser, é aquele aspecto em que se assume um Eu, e é dependendo do trabalho interior no reconhecimento da sua identidade, que até com orgulho, diz Eu Sou.

Passo a passo vida após vida, vai-se desenvolvendo a Consciência, dirigida pelo Espírito para o desígnio do que é necessário; aprender a equilibrar as forças anímicas para que se faça através do corpo físico a devida evolução mental e espiritual. Portanto, depende de um esforço pessoal, obter cada vez mais consciente de si, que numa escalada de identidade lhe permite e exige, que seja também mais responsável e livre. Pertence ao foro íntimo de cada Ser, expandir a Consciência, de modo diria, quase infinito. Só não é, infinito, porque a evolução acaba por ter um limite neste ciclo de vida em que nos encontramos. Contudo, é essa liberdade de expansão, que é o motor da evolução.

Um individuo, ao ser cada vez mais consciente, compreende como depende inteira e intensamente de si mesmo para alcançar o objectivo de vida, que é integrar-se na Unidade Divina da qual faz parte. Contudo, isto requer que seja de forma consciente, pois só este conhecimento próprio, em alcançar pelo seu esforço, o poder do Espírito, o torna mais responsável. Desta forma a Consciência expandida, possibilita que o Espírito seja cada vez mais presente, onde então, sabe que Espírito e Consciência são um só.

Quanto à mentalidade, ela resulta, obviamente desta ligação. Quanto mais consciente, maior abertura mental para a compreensão de si e da vida. É como ver a vida de um patamar mais elevado, onde se abarca maior “paisagem”. Porém, a mentalidade mais avançada, também é conseguida pela imposição exterior, ou seja, pela educação, disciplina, regras e leis num País bem organizado. Quanto mais organizada for uma Nação, maior será a qualidade de vida, já que mais riqueza gera também o contentamento e eleva a vibração. Embora não seja a riqueza que possa dar felicidade, mas sim um conjunto de circunstâncias, que podem conduzir comportamentos para o convívio da sociedade, através de grupos, de comunidades, ou de contexto familiar. Um País bem organizado é o bem social para manter a paz.

Ora, quando se conjugam estas duas premissas; Consciência individual e mentalidade social, ficam criadas as condições para maior avanço evolutivo humano, bem como espiritual. A evolução espiritual resulta de um esforço individual, mas também colectivo.

Os heróis, por exemplo, elevam as aspirações da sociedade, pois tornam-se estímulos de coragem e de amor à pátria e aos outros, impulsionando a admiração e, portanto, leva o destemor como dever, elevando ideais. Sem dúvida que a Nação Portuguesa teve muitos heróis, não só por cá em grandes lutas pela posse de territórios ou da legitimidade real, como também, ao desbravar novas terras além-fronteiras. Outros foram heróis religiosos ou místicos, pois tementes a Deus realizaram grandes feitos de devoção e sacrifício na condução de certos feitos, com coragem e resistência.

Assim, neste recanto Ocidental já se deram muitos episódios de destemor, devoção e fé, e como somos um País Cristão, Cristo esteve sempre como exemplo. Criamos o ambiente propício de evolução espiritual, que hoje funciona como uma “antena”, a captar o anseio de muitos que acabam por vir para o nosso País, mas sem saber porquê. Embora alguns, tenham, aparentemente, razões sustentadas na paz que aqui se vive, no clima, onde o céu azul reflete luminosidade, outros pela gastronomia, e ainda outros, pelos monumentos históricos e religiosos. Todos vêm “beber” do que os portugueses fizeram em séculos, que a mentalidade avançada de hoje atrai milhares, não só turista como migrantes.

Desta forma, a Consciência e a mentalidade desenharam uma evolução colectiva da qual muitos podem usufruir, contribuindo também para a evolução global da humanidade.