Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Neste espaço especialmente dedicado à Meditação, sua prática e métodos, constará de um guia ao qual damos o nome de Curso, baseado no trabalho que realizámos nos últimos anos ensinando a Meditação. Está dividido em nove lições, nas quais será explicado através de esquemas e de imagens o lado prático, como também acompanhar com profundidade, a teoria filosófica que envolve a Meditação pela vivência de um percurso interior.

pág. 1 de 3
Curso de Meditação - 8ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 04 Dez 2006

  Há um meio de prover e de superar as eventuais misérias e sofrimentos da vida humana: é a mudança interna na Consciência e o despertar das faculdades espirituais. É um meio eficiente, capaz de não só destruir as aflições permanentemente através da tomada de Consciência, como também compreender a natureza integrante de si mesmo e das suas próprias emoções.

Beatriz de Dante Gabriel RossettiNirodha - Restrição

Nirodha – “absorção completa” é no sentido de a mente estar apenas numa forma de actividade e não ter distracção. Significa “restrição”, “supressão Nos Yoga (§) Sūtras de Patañjali encontra-se:
“Yoga é a inibição das modificações da mente”
Nestas quatro palavras está implícito o conceito fundamental de todo o Caminho do Yoga; encontra-se nele definido todo o processo da prática da Meditação.
Um Sūtra é a condensação de palavras, na qual, cada uma tem uma definição correcta e preponderante.
A palavra anterior “inibir”, significa controlar pois é devido à mente dispersa, saltando de um assunto para outro incontrolada, que gera confusão.
Inibição significa diminuir a actividade da mente.

Lentamente através da Meditação (não há outro meio), aprende-se a direccionar a mente num único sentido e objectivo. Combater as dificuldades e acabar com a insatisfação é o objectivo mais importante deste superamento para atingir a Iluminação, estado no qual se está acima da miséria humana. A vida gera o caos e a miséria, que nos leva à ansiedade, pois estamos sempre a querer alguma coisa, mas conhecer a razão dessa miséria é a forma de transformá-la em riqueza: atitude positiva de vida.

Na realidade, não podemos transformar à força a vida dos outros, mas podemos transformar a nossa pelo esforço e aspiração espiritual. Gradualmente, operam-se modificações na mente, que consistem em pôr a mente a funcionar com novos conceitos.
A prática de Dhāraṇa (concentração) implica Nirodha, “restrição”, já que as distracções são substituídas por um objecto pelo qual a Meditação é aplicada, o Samyāma. Samyāma, Meditação com semente: ter algo em que meditar.
Com a prática, a tendência da mente será; permanecer no estado tranquilo em Nirūḍha, aquele estado em que a mente está absorta em si mesma.

Nirodha, não representa um estado, mas modos de transformação. No processo progressivo da prática de Meditação, a mente pode passar de um estágio para outro, sucessivamente, até conseguir que a mente mantenha estados mais ou menos prolongados de acalmia mental. E este espaço que medeia a tentativa da mente em suprimir a distracção sem interrupções, chama-se Nirūḍha. Este prolongamento da mente calma, e mantendo-se o mais tempo possível, representa o firme estabelecimento do estado de Nirūḍha.

Nirodha é o esforço – Nirūḍha é o estabelecimento.
Com a prática na supressão dos pensamentos ou das distracções da mente, consegue-se mais facilmente produzir e manter o estado de Nirūḍha.
A prática pontual de Meditação é que impulsiona certos mecanismos biológicos e mentais que acompanham a transformação de consciência, pois, meditar consiste em operar mudanças na consciência e Nirodha é uma das melhores práticas.
Nirodha é um passo importante para o controle da mente, pois progressivamente leva à supressão dos obstáculos, pela Concentração.
O método Yoga (que o mesmo é dizer, Meditação) tem a capacidade de identificar os obstáculos que impedem o progresso do caminho, e também nos fornece as alternativas para ultrapassá-los.
O meio eficaz para se atingir este estado que leva à supressão ou inibição das modificações da mente, é o desapego pela prática da Meditação, senão os kleśas, que significam as aflições, permanecerão como obstáculos internos do ser humano.

Estes obstáculos (aflições) estão relacionados com os pesados fardos da existência humana. A sua análise fornece uma compreensão precisa e específica dos fenómenos da vida e contribui para os eliminar, ou seja, tomar consciência de emoções e sentimentos indesejáveis.
Qualquer actividade da mente pode ser positiva ou negativa, o que é necessário é criar condições para que a mente seja um instrumento perfeito adequado para a acção positiva, concisa e apenas num sentido.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®