Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
O Bem

de Maria Ferreira da Silva

em 04 Set 2023

“O Bem está sempre mais à frente” Esta frase, que surgiu na minha mente, diz-nos que há sempre uma forma melhor de fazer as coisas. Isto veio a propósito, de reflecções sobre os actuais acontecimentos; desde guerras em directo (TV), onde sentados confortavelmente se veem pessoas feridas ou a morrer, agressões domésticas e assédios sexuais ao vivo, a líderes políticos ou presidentes de nações a mentirem descaradamente, a queda de aviões estilhaçados no ar, porque alguém assim quis.

O que nos resta no meio disto tudo, tão sinistro e desequilibrador? A nossa evolução espiritual interna. Só desta forma poderemos subsistir ao caos sem entrarmos em pânico, nem perturbações emocionais que levam ao desgaste psíquico, à indignação perante a impotência de fazer alguma coisa para remediar ou evitar tais situações.

Na realidade “caímos” num planeta em evolução, ou seja, nunca está “pronto”, nem os seus habitantes, daí a frase: “O Bem está sempre mais à frente”. Contudo, nem todos os seres humanos evoluem da mesma forma, ao mesmo tempo. Esta progressão humana não é uma teoria filosófica, mas uma realidade de concretização na esfera espiritual, onde se ganha a realização divina.

Para aqui chegar o ser humano levou vidas de trabalho de aperfeiçoamento, até obter a consciência de que está na rota dessa realização pelo seu próprio sentir, ou seja, “recebe” no seu interior a certeza de Deus através de experiências vivenciais, místicas, dessa ligação que vai estabelecendo.

É por isso que a realização espiritual é única, já que passa pelo interior de cada um, pelo mérito pessoal, onde ninguém (outra pessoa) pode confirmar ou rejeitar tal vivência, pois brota do coração e da mente do realizado, constituindo assim, uma certeza para o próprio, inabalável.

Esta chama divina é alcançável no silêncio da interiorização para a concretização da realização divina. A ascensão do ser humano (evoluir) é passar do estado de Consciência humana, ao estado de Consciência divina. Quando o Ser alcança o estado de Consciência divina é porque se integrou nela, realizou interiormente Deus na sua vivência diária de forma consciente. Esta integração constitui uma nova dimensão de viver, onde sabe que nessa Essência, alcançou um novo patamar na evolução humana, mas sobretudo, espiritual.

É, assim nesta ascensão, que o que quer que façamos, seja ao nível de trabalho laboral, decisões importantes, interacção com os outros, um serviço social etc., o esforço em fazer bem e melhor, deve ser a preocupação de cada um, para que assim, “o fazer coisas” seja de forma perfeita ou, no melhor que o possamos fazer. E quanta vezes, nos damos conta que determinada tarefa, seja em que área for, podia ter sido mais perfeita. Mas, só no nosso evoluir no dia a dia, é que nos vamos apercebendo, que o que fizemos anteriormente podia ter sido melhor ou mais perfeito, aplicando-se também a este contexto o trabalho espiritual, de cada um, por vezes negligenciado. É assim, que esta frase; “O Bem está sempre mais à frente”, tem sentido.