Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Bem-vindo
   Missão
   Agenda
   Notícias
   Loja
   Directório
   Pesquisa
   Marco Histórico §
   Guia de Sânscrito
   NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
pág. 1 de 1
Conceitos

de Maria

em 17 Set 2008

   Vive-se à base de Conceitos. Estabelecem-se conceitos pela necessidade de parâmetros e através das formas de pensamento impõem-se regras de viver. Ao nível do entendimento espiritual, formaram-se também conceitos derivados da Consciência - Inteligência dos homens e que acabam por se transformar paradoxalmente em grandes obstáculos às suas próprias realizações espirituais.

Não obstante os conceitos derivarem dos estados de consciência e sendo o caminho espiritual desenvolvido pela expansão de consciência, os conceitos acabam automaticamente por ser derrubados em cada degrau desses níveis de consciência, se assim o homem for capaz de aceitar as respectivas transformações.
Os conceitos estabelecem que todos pensem da mesma forma, mas a liberdade do Caminho assenta na forma como chegamos ao objectivo e na compreensão desse Caminho. O que importa é o processo interior empreendido e pelo qual se chega à realização e, entretanto, os horizontes vão sendo alargados à medida que se avança. Ou seja, um conceito limita e o percurso na realização espiritual deve ser espontâneo, fora dos conceitos pois cada um deve encontrar a via, na sua própria forma. A vida impõe regras e conceitos, porém só pela expansão de Consciência se rompe a barreira desses conceitos limitadores na forma de viver, ou melhor dizendo, na atitude, de acordo com “o como vivo e vejo a vida”.
Contudo, não estou a falar de caos – pois romper conceitos, não significa desordem -, mas disciplina, maior alinhamento, maior naturalidade e espontaneidade. O segredo está em descobrir ou encontrar a sua própria abordagem de vida. Tudo se passa primeiro, ao nível interno e só depois se repercute no exterior, ganhando-se então uma imensidão de espaço na Consciência.
Assim, os conceitos não se derrubam sem uma profunda investigação sobre a existência e isso constitui uma condição saudável da mente humana. Os conceitos não se mudam pela força mental; sendo a mente o suporte para a compreensão, quando ocorre a transformação interior e que é fruto da realização espiritual, então, o conceito é destituído. Um conceito é a cristalização do pensar, contrário àquilo que enobrece o homem: - o seu poder de criar.

Texto inserido na obra da autora "Folhas de Luz".
     


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®