Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
O Pensamento

de Diogo Castelão Sousa

em 21 Jan 2024

O pensamento é a força criativa capaz de construir mundos infinitos. O seu poder constitui-se por ser na sua génese a grande origem de todo o movimento, dualidade e ilusão (entenda-se no seu sentido objetivo e não depreciativo). O pensamento guia a construção de uma civilização, enquanto se geram as cidades, as Leis e os vários caminhos que direcionam o ser humano para um objetivo maior, quer individual quer coletivo.

Na verdade, são as ideias que governam o mundo. Contudo, é fulcral compreender que as melhores ideias não são necessariamente aquelas que são implementadas. Isto acontece por duas razões evidentes: pelo facto de a evolução da humanidade estar em decurso e, mais importante ainda, por ser árdua a tarefa de ‘remar contra a maré’, de não só questionar o status quo, como oferecer soluções viáveis e concretas que superam em boa medida os recursos atuais.

Num momento de sonolência, as civilizações perdem a memória de que foi o próprio ser humano quem dirigiu o seu próprio destino e quem, por vontade própria, também pode alterar o seu curso. Como tal, existem sempre aqueles que vêm ‘despertar’ uma civilização da sua letargia e elevar os seus modos, inspirando os seus contemporâneos a erguer-se das trevas e conduzir as suas ações na direção de um destino de luz e benfeitoria. Exemplos, todos os conhecemos.

O pensamento é, portanto, considerado a grande distinção da Humanidade, face aos animais. Assim, o pensamento está ligado essencialmente à origem da linguagem e apresenta duas formas essenciais de expressão. A expressão visual (através de imagens mentais) e fonética (através das palavras). O pensamento é invisível, apenas se pode inteligir, não podendo ser captado com os órgãos sensoriais. Deste modo, por alguns é chamado de ‘o sexto sentido’.

Além disso, é interessante compreender que um pensamento é tão real quanto uma voz pronunciada bem alto. Numa situação caricata, por vezes, podemos dar por nós a completar um raciocínio em alta voz, confirmando-o tão real como se o Universo o escutasse permanentemente.

Os seres mais sensíveis são capazes de sintonizar o pensamento dos outros, porque ele não está confinado ao espaço exíguo da sua cabeça. Na verdade, são ondas mentais capazes de atravessar o espaço-tempo sem as limitações impostas do mundo objetivo.
Isto acontece, por exemplo, no caso da telepatia. Um pensamento pode ser enviado tão longe, que quebra as leis espácio-temporais, dependendo apenas do poder criativo do transmissor.

De igual modo, o pensamento elevado é capaz de receber ‘visões’, ou seja, desenvolver a sensibilidade de prever o futuro ou captar o ‘invisível’. Por oposição, o pensamento diminuído projeta as suas alucinações, que são a distorção de desejos ou ambições interiores. O que permite distinguir ambos é, na verdade, muito simples. Basta observar o modo de viver do indivíduo. Se vive nobre e eticamente, sem excessos, desapegado e equânime, o seu pensamento refletirá naturalmente a mesma conduta e elevação, ou seja, a mesma receptividade ao Superior.

Consequentemente, o pensamento é o resultado do nosso modo de viver, ainda que, paradoxalmente, também seja a sua causa. Isto acontece porque ele não é diferente de nós; o pensamento é quem somos, enquanto memória, enquanto entidade.

Além dos seus poderes, é importante compreender o que permite o seu bom funcionamento, i.e., o pensar inteligente. A preservação de dois hábitos é fundamental: o descanso, representado pelo sono, a meditação, ou simplesmente a não sobrestimulação do pensamento, e a alimentação. Na verdade, uma alimentação regrada, saudável e consciente, que inclui períodos de jejum, em que a digestão não ‘suga’ energias para si, concentradas nessa ‘tarefa’ ao longo de horas, é a chave para manter a acuidade do pensamento ativa, para afiar a navalha do poder criativo.

Como se referiu, o Pensamento é a força criativa capaz de construir mundos infinitos. Deste modo, esta frase pode ser interpretada ou aplicada quer ao mundo objetivo, quer ao mundo interior ou subjetivo.

A vida interior do indivíduo é determinada por uma ‘batalha’. A batalha entre as ideias com mais força e as mais débeis, com menos influência. Por vezes, são mais fortes os pensamentos que não nos são originais, i.e., que dizem respeito a uma egrégora coletiva, e que exigem desconstrução por parte de uma nova abordagem.