Bem-vindo
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.

A correspondência sobre o valor das letras em sânscrito e sua pronúncia são as seguintes:

a - como no artigo definido a
ā - como à
e - sempre como ê
o - sempre como ô
ai - sempre como ei
g - gutural como em guia
c - como tch
ś - quando com acento agudo lê-se x: Śiva pronuncia-se Xiva.
h - é sempre aspirado e sempre pronunciado.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S
T
U V W X Y Z
T
  • Tīrthankara - O que criou uma passagem através do rio de águas lustrais, um Jaina que atingiu o estado de libertação.
  • Taijasa - Consistente de luz brilhante.
  • Tamas - Obscuridade, treva, densidade. Apático. Uma das três qualidades da matéria.
  • Tantra - O tear, trama, (para tecer os fios ao comprido esticados no tear através dos quais se vai tecer); sistema mais importante, a feição característica; modelo; uma classe de livros que ensinam fórmulas mágicas e místicas, a maior parte das vezes em forma de diálogo entre Śiva e Pārvatī ou Śakti personificação da energia feminina. Também, a criação, a destruição do mundo, o culto dos deuses, o atingir de todos os objectivos, especialmente faculdades supra-humanas, os quatro modos de união com o Espírito Supremo pelas práticas tântricas de Meditação.
  • Tapas - Calor, ascese. Esforço interno de unidade para animar e controlar o corpo e a Alma.
  • Tathāgata - De que modo ou grau. Aquele que vai e vem, da mesma forma como os Buddhas o precederam: Gautama.
  • Thankas - Nome tibetano para os maṇḍalas, em geral envoltos em panos de seda coloridos, pendendo do tecto ou muros dos mosteiros tibetanos. Mais antropomórficos que os maṇḍalas indianos, representam frequentemente os grandes mestres ou as divindades das suas tradições espirituais.
  • Titikṣā - Capacidade de aguentar, paciência.
  • Turīya - O quarto estado considerado no Advaita -Vedānta. Plenitude e Realidade Absoluta.