Bem-vindo
Marco Histórico - Saberes
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
B
C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
B
  • Bhagavad Gītā - Inserida na grande epopeia o Mahābhārata, relata o episódio da batalha entre os Kauravas e os Pāṇḍavas e o sábio ensinamento de Kṛṣṇa a Arjuna. A Bhagavad-Gītā é a obra mais difundida da literatura Vedānta. O Cântico Divino ensina a humanidade a elevar-se à Consciência universal, que é a maior conquista que o homem deve alcançar.
    A Bhagavad-Gita foi a 1ª obra traduzida (embora em uma forma abreviada) para língua europeia, em português em inícios do século XVII. Existem duas versões: uma na Biblioteca de Évora publicada por Esteves Pereira (ver no livro “As Iniciações e a Expansão Portuguesa), na Academia das Ciências e outra na Biblioteca da Sede da Companhia de Jesus em Roma. Ambas anónimas, mas que se crê de um hindu converso ao cristianismo.

• Secção de Manuscritos Biblioteca de Alexandria - Fundada em 2002, integrando o “Internacional Friends to Bibliotheca Alexandrina”, nasce fruto do projecto auspiciado pela UNESCO e pelo Governo Egípcio, de criar em Alexandria uma biblioteca moderna que irradie a sua acção aos países da bacia do Mediterrâneo e Médio Oriente, servindo de foco e motor cultural da zona.
    Esta iniciativa, foi acolhida no nosso País por um grupo de entusiastas amantes das bibliotecas e sua função no desenvolvimento, desejosos de que esta nova Biblioteca Alexandrina seja uma realidade e conte, entre os seus fundos, com uma secção de Língua e Cultura Portuguesa, na qual estejam devidamente representados a história e os progressos científicos e culturais dos povos e civilizações, no passado e no presente, que coexistiram no nosso território e no mundo Lusófono.