Bem-vindo
Marco Histórico - Seres
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R
S
T U V W X Y Z
S
  • Sagan - Carl Edward Sagan, Astrónomo e Biólogo, nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 9 de Novembro de 1934.
    Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da Astronomia. Interessava-se pela vida extraterrestre, razão pela qual desenvolveu trabalhos voltados à escuta de sinais vindos do espaço cósmico. Promoveu o projecto Busca de Inteligência Extra Terrestre. Carl Sagan tinha uma grande habilidade para comunicar ideias complexas de modo simples, o que lhe permitiu editar, dentre outros, o livro "Cosmos". Numa conferência, era capaz de discutir detalhes sobre moléculas orgânicas e a origem da vida, ou lançar uma discussão sobre política. Parecia entender de tudo. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu). Carl Sagan morreu no dia 20 de Dezembro de 1996 no Centro de Pesquisas do Cancro Fred Hutchinson, em Seattle, Estados Unidos. O mundo da Astronomia ficou um pouco mais pobre, mas o céu, sem dúvida alguma, ganhou mais uma estrela.
    Vasco Rodrigo Gonçalves

• Sambhava - Padma Sambhava nasceu na Índia no século VII. É um dos nomes fundamentais do budismo tibetano. Padma Sambhava é considerado um Bodhisatva e uma incarnação de Amitābha. A ele se deve a introdução do Budismo no Tibete, para onde viajou a pedido do rei, para que subjugasse as forças hostis (demónios). Conta a lenda que não só as combateu como as elevou à categoria de divindades protectoras. Fundou no Tibete, no ano de 787, o Mosteiro de Samye.

• Shah - Nasce o santo sufi da Ordem Chishtia, Ghulam Shah, em 1647, e que seguirá o sura II-190 do Corão: «Luta em nome de Deus contra os que lutam contra ti, mas não comeces as hostilidades. Vê que Allah não gosta da agressão». Ao apoiar o último mestre dos Sikhs, Gobind Sing, na luta contra um déspota muçulmano, morrendo-lhe alguns filhos e setecentos dos discípulos.

Livro, "Descobrimentos do Oriente e do Ocidente"
    Pedro Teixeira da Mota

• Dārah Shikoh Shikoh - Dārah Shikoh foi o filho mais velho do Imperador Shāh Jahan, em cuja época se construiu o Tāj Mahal, mandou traduzir cinquenta Upaniṣads para o persa em 1640. Do persa foram traduzidos para o latim por Anquétil Duperron.

• Rudolf Steiner Steiner - Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, nasce em 1861 na Áustria-Hungria. Os seus métodos, educativos, agrícolas, medicinais e espirituais são tentativa pioneira da aplicação dos resultados da clarividência dos mundos subtis.

“Livro, Os Descobrimentos do Oriente e do Ocidente”
    De Pedro Teixeira da Mota